Inside Out (2015)

Título original: Inside Out
Título nacional: Divertida Mente
Gênero: Animação
Duração: 94 min
Ano de lançamento: 2015
Diretores: Pete Docter, Ronnie del Carmen
Roteiristas: Pete Docter, Ronnie del Carmen
Elenco: Amy Poehler, Bill Hader, Lewis Black
Sinopse oficial: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no centro dos Estados Unidos, para viver em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, a Repulsa e a Tristeza. Embora esses grupos sejam normalmente organizados, a chegada de Riley a uma nova escola faz com que todas as emoções se misturem.

IMDb | Rotten Tomatoes | Filmow

Vamos falar sobre filmes infantis. Esse termo simplista e limitador que, muitas vezes, afasta os espectadores mais desatentos. É por experiência própria que digo: eles são importantes. A jornada de Simba em “Rei Leão”, por exemplo, exerceu papel inquestionável na formação do meu caráter. Por esse motivo, pais, é importante estar sempre atento ao conteúdo que é produzido tendo as crianças como publico-alvo. Além disso, obras classificadas como “infantis” podem ir além e apresentar universalidades com as quais todo tipo de público pode se identificar. “Divertida Mente”, nova animação da Disney, é a prova cabal dessa tese, uma vez que é capaz de divertir as crianças e arrebatar os adultos.

Não é preciso ser nenhuma criança para se impressionar com a riqueza de detalhes que o filme apresenta. A terra abstrata da imaginação, o complexo departamento de produção dos sonhos e o obscuro calabouço do subconsciente se tornam locações nesse fantástico mundo da mente. Toda essa genialidade desperta no espectador a vontade de fazer um tour pelo brilhante cérebro do diretor e roteirista Pete Docter. Um verdadeiro ícone.

A genialidade continua na construção dos personagens. Os sentimentos principais Alegria, Tristeza, Nojo, Medo e Raiva são perfeitamente personificados. Eles buscam constantemente o equilíbrio necessário para formar a identidade psicológica da jovem Riley. A fascinante interação entre os sentimentos protagonistas, que inicialmente parecem tão opostos mas com o tempo se mostram surpreendentemente complementares, contribui para a transmissão da importante mensagem de que “Há tristeza para que haja alegria”.

Ainda analisando sob uma perspectiva psicológica, “Divertida Mente” pode ser considerado um estudo sobre amadurecimentos. Ele ilustra com maestria a confusão de sentimentos que vivenciamos na conturbada fase da adolescência. Prova disso, é o cuidado do cineasta em mostrar o interior da mente de outros personagens, como os pais da garota, retratando a notável harmonia entre os sentimentos nas pessoas mais velhas.

A leveza e o senso de humor típicos da Pixar marcam presença e conquistam as crianças. O grande destaque fica por conta da Tristeza, que realiza a façanha de ser a mais carismática entre os sentimentos. Ela rouba a cena em inúmeras ocasiões com seu pessimismo adorável.

Me arrisco a dizer que a disputa pelo Oscar 2016 de melhor filme de animação acaba aqui. É difícil utilizar o termo “obra-prima” de um diretor que tem no currículo “Up – Altas Aventuras” e “Monstros S.A”, mas esse é, com certeza, seu projeto mais ambicioso até o momento. Com “Divertida Mente”, Pete Docter se consolida como um dos grandes animadores de sua geração e merece todo reconhecimento possível. Uma premissa complexa e arriscada se tornou um filme acessível e encantador que deve ser aplaudido de pé. Mais um presente da Disney Pixar pelo qual serei eternamente grato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s