FINDING DORY (2016)

Diante do estrondoso sucesso de “Procurando Nemo” (Finding Nemo, 2003), surgiu um enorme clamor popular pela transformação do filme em uma franquia. A tão esperada continuação, “Procrando Dory” (Finding Doly, 2016), chega aos cinemas 13 anos depois acompanhada de um importante questionamento: o público sabe o que é melhor para si mesmo?

DoryAo assistir o novo longa de Andrew Stanton, a impressão que fica é a de que sua existência se justifica pela demanda do público, enquanto a necessidade criativa foi deixada de lado. O fato da sequência ter demorado tanto tempo para ser produzida é um argumento a favor dessa tese.

Trata-se de uma história isolada que apresentou um final satisfatório. Apesar de deixar alguns ganchos que despertaram a curiosidade do espectador, não servia como pontapé inicial de uma franquia.

“Procurando Dory” encontra dificuldades ao tentar seguir a lógica narrativa bem sucedida do anterior. O roteiro acaba recorrendo a situações mirabolantes que extrapolam a plausibilidade do contexto inicialmente apresentado. A cena em que um polvo dirige um caminhão roubado guiado por um peixe é um exemplo disso.

Tecnicamente, a animação segue o padrão Pixar de qualidade e deve ser um forte concorrente ao Oscar. E o diretor e roteirista Andrew Stanton reafirma sua posição como referência no gênero.

“Procurando Dory” cumpre sua função de entreter. O longa reforça as mensagens de perseverança e amizade do primeiro filme e se apoia, principalmente, no bom humor e carisma dos personagens. No entanto, serve como um argumento contrário à saturação de sequências e remakes no mercado, uma vez que sua relevância não convence.


FICHA TÉCNICA: 

Título original: Finding Dory
Título nacional: Procurando Dory
Gênero: Animação
Duração: 1h 37min.
Ano de lançamento: 2016
Diretor: Andrew Stanton, Angus MacLane
Roteiristas: Andrew Stanton
Elenco: Ellen DeGeneres, Albert Brooks, Ed O’Neill

IMDb | Rotten Tomatoes | Filmow

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s