DON’T BREATHE (2016)

Esperava do responsável pelo recente remake de “Evil Dead” um terror marcado pelo abuso de violência explicita e banhos de sangue. No entanto, “O Homem nas Trevas” (Don’t Breathe, 2016), novo longa de Fede Alvarez, deixa claro que sua principal característica é, na verdade, um pleno domínio de construção do suspense.

don't breatheA trama mistura ação, em forma de perseguição alucinante, com terror psicológico na medida em que acompanhamos personagens convictos de que não podem ser vistos. Esse sentimento de segurança, porém, é duvidoso. Ele vem acompanhado de uma contraditória sensação de estar sendo observado e a necessidade de calcular friamente cada movimento.

“Don’t Breathe” funciona bem como drama. Os personagens são bem apresentados e suas motivações suficientemente convincentes. Por se tratarem de bandidos, todos possuem condutas questionáveis, o que torna a escolha de um lado um verdadeiro desafio para o espectador mais moralista. Pelo menos em um primeiro momento somos arrancados de nossa zona de conforto maniqueísta.

A história se desenvolve de maneira envolvente, equilibrando as reviravoltas inesperadas com a utilização sábia de clichês. Os atores Jane Levy, Dylan Minnette e Daniel Zovatto concluem seus trabalhos sem maiores problemas, mas o grande destaque fica por conta de Stephen Lang, que compõe um personagem forte, implacável, misterioso e ameaçador.

Alguns aspectos técnicos se destacam, como a utilização da câmera noturna e um plano sequência complexo, no momento em que o cenário principal é apresentado. Tais extravagâncias visuais não prejudicam a imersão, possuem função narrativa e contribuem para tornar o produto final mais memorável.

“Don’t Breathe” não é necessariamente inovador, mas é impecável. A sensação que prevalece é a de já ter visto algo parecido antes, mas jamais com tamanha qualidade.


FICHA TÉCNICA:

Título original: Don’t Breathe
Título nacional: O Homem nas Trevas
Gênero: Terror
Duração: 1h 28min.
Ano de lançamento: 2016
Direção: Fede Alvarez
Roteiro: Fede Alvarez, Rodo Sayagues
Elenco: Stephen Lang, Jane Levy, Dylan Minnette

IMDb | Rotten Tomatoes | Filmow

Anúncios

Um comentário em “DON’T BREATHE (2016)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s