SPIDER-MAN: HOMECOMING (2017)

A jornada do Homem-Aranha nos cinemas tem sido tortuosa, para se dizer o mínimo. Depois de dois ótimos filmes, Sam Raimi, o então responsável pela franquia, entregou o terceiro tenebroso fazendo a Sony recomeça-la anos depois com Andrew Garfield como protagonista. Foram produzidos dois bons longas, mas nada que fizesse justiça ao personagem. Então, mais uma vez, a franquia foi colocada na geladeira. Foi aí que a Marvel Studios fez um acordo de coprodução com a Sony conseguindo introduzir o herói em seu próprio universo cinematográfico.

A primeira aparição de Tom Holland como Homem-Aranha no universo Marvel foi em Capitão América: Guerra Civil, o qual ele vira o jogo no embate entre Capitão América e Homem de Ferro ganhando o coração do grande público. De Volta ao Lar, seu primeiro filme solo, finalmente faz justiça ao famoso Amigão da Vizinhança, tornando-se o melhor filme do personagem até o momento.

Dirigido por Jon Watts, o filme acompanha Peter Parker depois dos eventos de Guerra Civil, quando Parker recebeu o uniforme personalizado por Tony Stark para combater o crime em Nova York. O Cabeça de Teia precisa, então, dividir sua atenção entre a vida de super-herói e lidar com os problemas naturais de todo adolescente. Em meio a isso, um contrabandista (Michael Keaton) está criando armas com tecnologia alienígena com objetivo de vende-las para criminosos da cidade. A atividade ilícita chama a atenção de Parker, que, contra a vontade de Stark, decide dar um fim nisso por conta própria.

Os filmes da Marvel em sua maioria apresentam o problema grave de serem genéricos e esquecíveis. Os roteiros se preocupam mais em encaixar os filmes no universo cinematográfico do que em realmente contar uma boa história. Entretanto, parece que os criadores perceberam esse problema e, até então, só entregaram filmes cujos roteiros são sólidos e funcionam também fora do universo, apesar de estarem totalmente inseridos nele.

E falando em roteiro, que roteiro! Tudo flui de forma natural, inclusive as explicações para como o Homem-Aranha agora faz parte do universo Marvel. Alguém que nunca tenha assistido nenhum filme dessa nova fase da Marvel e queira assistir De Volta ao Lar, irá conseguir se situar na história sem muita confusão. Além disso o roteiro consegue criar uma atmosfera oitentista incrível, remetendo ao O Clube dos Cinco, especialmente no desenvolvimento dos personagens adolescentes. Para aqueles que assistiram ao clássico de John Hughes, será clara influência exercida por ele no Parker de Holland e em seus colegas (especialmente a personagem da Zendaya, que é idêntica à Allison “Basket Case” Reynolds)

Os personagens são com certeza o grande mérito do roteiro, mas sem o talento dos atores esse mérito não teria o mesmo reconhecimento. Tom Holland está extremamente confortável como Parker, conseguindo traduzir facilmente todo o carisma e o humanidade que fizeram com que o Homem-Aranha se tornasse tão popular. E ainda por cima, brilha nas cenas dramáticas, provando que não é só um ator de blockbusters e que é capaz de muito mais.

Uma falha dos filmes da Marvel é a de conseguir criar bons vilões. Mas não é esse o caso aqui. O Abutre, além de ser incrivelmente bem desenvolvido, é brilhantemente interpretado por Keaton, inclusive rendendo uma cena com Tom Holland digna dos melhores filmes de gangster. E claro, não podemos esquecer de Marisa Tomei, que nos apresenta a Tia May mais descolada e carismática de todas, o que se encaixa perfeitamente no tom proposto pelo filme.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar é um excelente blockbuster, mas acima disso é também um excelente filme solo de super-herói. Jon Watts faz toda justiça ao personagem oferecendo entretenimento em forma de uma ótima história ao público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s